Otimização da taxa de conversão: Um guia com 7 passos para melhorar o crescimento da taxa de conversão do seu negócio

Lance Seu Negócio Online em Apenas 7 Dias

Você está pensando em como aumentar o engajamento do usuário em seu site?


Talvez você esteja procurando maneiras de fazer com que os visitantes realmente comprem seus produtos, ao invés de apenas olharem o catálogo.


A verdadeira realidade de ter um negócio online é que nem todos que visitarem o seu site irá tomar a ação que você espera deles.


Nem todo mundo irá pressionar o botão “Compre agora” ou assinar sua newsletter.


Atualmente, o marketing está focado em fazer várias pessoas visitarem seu site, esperando que isso os levem a comprar.


Mas existe aqui um elo perdido, que pode elevar seu site a novas alturas: otimizar o tráfego que seu site já recebe.


Isso pode fazer uma enorme diferença para o crescimento do seu negócio.


Não é eficiente ter muitas pessoas visitando seu site se pouquíssimas realizam uma compra.


Imagine que você tivesse uma loja física: seria um problema se centenas de pessoas entrassem em sua loja, dessem uma olhada e saíssem sem comprar absolutamente nada.


E se encontrássemos maneiras de prender a atenção daquelas pessoas, ou de persuadi-las a comprar algo?


É aqui que entra a otimização da taxa de conversão (em inglês, conversion rate optimization - CRO).


E a melhor parte: é muito mais simples do que parece!


Nós iremos te contar tudo o que você precisa saber para que sua empresa se beneficie o máximo possível deste elo perdido para a maioria das estratégias de marketing modernas.


Use nosso guia passo a passo que está abaixo para encontrar as melhores estratégias para o seu negócio atingir a maior taxa de conversão possível!


Mas, primeiramente, vamos começar com os fundamentos.

1. O que é otimização da taxa de conversão?

Fazer pessoas clicarem em sua página (em meio a milhares de outras) quando elas realizam uma pesquisa na internet é a forma como você direciona o fluxo de tráfego para o seu negócio.


Isso não é uma tarefa fácil.


No mundo moderno, o tráfego online é altamente inconsistente.


Por isso é tão importante levar os visitantes do seu site para dentro do seu funil de vendas o mais rápido possível — se você os perde, é pouco provável que eles retornem e façam uma compra.


O objetivo é garantir que você consiga engajamento máximo de cada visitanteque escolhe o seu site.

seo

Fonte: Hostinger

Toda vez que um cliente em potencial deixa seu site sem tomar a ação desejada, uma oportunidade é perdida — a compra de um produto, a assinatura de sua newsletter, ou a solicitação de um orçamento.


Então, como evitar isso?


É simples.


Otimização da taxa de conversão (CRO).


O termo soa complexo, mas apenas significa acrescentar certas estratégias ao seu negócio online com o objetivo de extrair mais dos clientes existentes, quando eles visitam seu site.


CRO envolve fazer testes com tudo em seu site, para ver se ele impacta no engajamento do visitante com o seu conteúdo, e como isso acontece.


Podemos dividir estes fatores em três categorias:

CRO

Fonte: Hotjar.com

  • Drivers: O que está atraindo visitantes para seu site?

Pense nos recursos utilizados em seu site, que fazem os visitantes optarem por acessar seu site, em meio a tantos outros.

  • Iscas: O que convenceu os visitantes a agir ou converter?

Pode ser algo como uma oferta especial, a exemplo do plano Freemium da Systeme (não necessita de cartão de crédito), como uma solução de software de marketing all-in-one.

  • Barreiras: Onde e por que os visitantes estão abandonando seu site?

Talvez eles estejam enfrentando dificuldades para encontrar as informações de contato, ou não querem adicionar os dados do cartão de crédito para ganhar uma avaliação gratuita.


Estes fatores ajudam a identificar as razõespelas quais os visitantes do seu site decidem agir, ou porque eles decidem voltar ao Google e procurar outro site, que atenda melhor às suas necessidades.

Fonte: Cobli.co

Agora tente fazer uma lista dos drivers, iscas e barreiras do seu site.


Você pode até visitar os sites dos concorrentes.


Isso irá ajudá-lo a enxergar os fatores que fazem seus clientes escolherem converter e comprar um produto, ou o que faz com que eles se afastem.


Através de estratégias de CRO, você pode focar nas iscase aperfeiçoá-las, a fim de garantir que você convença os visitantes a converter e agir.


Mas é igualmente importante identificar as barreiras e certificar-se de eliminá-las, para evitar que os visitantes deixem o site sem nenhuma razão.


É por isso que o CRO é um processo contínuo de aprendizado.


Você precisa identificar o que funciona e o que não funciona, testando coisas novas, fazendo mudanças e otimizando seu site!


Ao estudar o comportamento dos visitantes do seu site, você também poderá mudar seu foco para as razões pelas quais eles decidem interagir com seu site da maneira que eles o fazem.


Isso envolve estratégias elaboradas para facilitar a conversão dos visitantes em clientes que compram.


Uma das formas de alcançar isso é ter uma landing page bem construída, que prenda imediatamente a atenção dos visitantes ao clicar em seu link.


Ou simplesmente ter um site mais intuitivo e fácil de navegar!


Juntos iremos conhecer outras maneiras para otimizar seu negócio online e obter mais clientes e mais lucro.


Mas, por ora, vamos falar sobre taxas de conversão, por que são importantes e que taxa de conversão você deve almejar para seu negócio online.

2. O que é uma boa taxa de conversão para você?

2.1. O que é taxa de conversão?

O objetivo geral do CRO é encontrar maneiras e estratégias que você pode usar para melhorar as taxas de conversão do seu site.


É por isso que é chamado de otimização da taxa de conversão.


Vamos dar uma olhada no que são taxas de conversão e como calculá-las.


De maneira simples, uma taxa de conversão(ou CR, na sigla em inglês) é o número de visitantes do site que são convertidos em clientes pagantes.


Quando um visitante se transforma em um cliente pagante, então você atingiu o que chamamos de conversão.


Conversões podem ser uma gama de ações que o visitante do site faz, como preencher formulários, assinar newsletters, solicitar orçamentos, comprar produtos, contratar serviços, ou alguma outra ação desejada.

2.2. Como calcular a taxa de conversão do seu site

Calcular sua taxa de conversão é muito fácil! Basta usar uma fórmula básica, que te dá a porcentagem de visitantes pagantes.


Para facilitar as coisas, aqui estão a fórmula e um exemplo de como calcular a taxa de conversão em seu negócio online:

calcular a taxa de conversão

Fonte: Hotjar.com

Vejamos um exemplo para mostrar por que isso importa:

  • Se seu site recebe 500 visitantes, e 50 destes são clientes pagantes, então o cálculo seria: 50 ÷ 500 x 100 = 10%;
  • Isso significa que 10% dos visitantes do site tomaram a ação desejada;
  • Mas isso também significa que você perdeu 450 clientes em potencial.

Viu? O cálculo é muito fácil!


A fórmula acima mostra como calcular a taxa de conversão mais básica.


Há algumas outras fórmulas de conversão que ajudam a calcular coisas como quantos visitantes únicos converteram e quantos novos leads de vendas você obteve.


Mas, para não complicar as coisas, você precisa apenas focar na fórmula apresentada acima.


Como isso é relevante para seu site?


Veja agora por que você deve medir a taxa de conversão do seu site.

2.3. Por que você deve medir sua taxa de conversão

Você deve medir as taxas de conversão porque elas mostram quantos visitantes realmente geram dinheiro para você!


Ao avaliar as taxas, você irá descobrir se seu site é persuasivo o suficiente para estimular os visitantes a agirem como você espera.


Um site com excelente design e recursos de navegação simples proporcionam melhores chances de atrair clientes novos e pagantes.


Então como você pode calcular a taxa de conversão do seu próprio site, e por que é útil saber as taxas de conversão do seu site?


Bem, isso permite que você estabeleça metas e aumente seu negócio.


Vejamos outro exemplo:

  • No mês passado, 50 mil pessoas visitaram sua loja online
  • Destas, mil se tornaram clientes e compraram um produto, ou seja, converteram
  • Digamos que cada produto custa $ 50, temos então $ 50 x 1000 = $ 50.000 em vendas
  • Isso é uma taxa de conversão de 2% apenas
  • Um tempo depois, você ouviu falar sobre CRO, seguiu as dicas do nosso guia e fez algumas mudanças, aumentando sua taxa de conversão para 10%
  • Isso significa $ 50 x $ 5000 = $ 250.000 em vendas!

Percebe a diferença?


A taxa de conversão do seu site tem impacto direto em suas vendas.


Com apenas alguns ajustes em seu site, você pode aumentar significativamente o seu negócio, a base de clientes e gerar mais lucro.


Animador, não é? Nós achamos!


Agora veremos o que define uma boa taxa de conversão e o que você deve almejar para seu negócio online.

2.4. Que taxa de conversão você deve almejar?

A taxa média de conversão para negócios online está entre 2% e 4%.


Mas isso é um pouco irrelevante.


Por que? Porque mesmo sendo útil estar de olho na taxa de conversão do seu site, não há apenas uma resposta certa.


Uma boa taxa de conversão depende totalmente do público do seu site e dos objetivos que você tem para o seu negócio.


Se você focar naquilo que os visitantes do site realmente querem, as conversões acontecerão naturalmentee, com isso, você terá uma boa taxa de conversão!


Ainda assim, é útil calcular a taxa de conversão do seu site antes de implementar estratégias de CRO.


As taxas de conversão também variam de acordo com a área de atuação, porque:

  • Algumas empresas precisam de menos informações para realizar uma venda;
  • Já outras empresas têm clientes que são mais propensos a converter do que aquelas de outras áreas, porque a variação é baseada no produto que é vendido;
  • As taxas de conversão das empresas dependem da jornada do cliente.

É por isso que você deve basear suas metas de taxa de conversão fora dos parâmetros da área em que seu negócio se encaixa.


Confira abaixo as taxas médias de conversão por área:

The average conversion rates per industry

Verifique sua área de atuação, anote a média e calcule a taxa de conversão do seu site, para comparar.


Mas e se você já estiver atingindo 3%, 5% ou até mesmo 10% de taxa? Esse é o máximo que você quer alcançar?


Sempre há espaço para melhorias, e para mais vendas!


Vamos focar em maneiras para você aumentar sua taxa de conversão atual. Porque, basicamente, mais conversões = mais dinheiro = mais crescimento!


Mas caso você ainda não esteja convencido, vamos considerar os benefícios de usar o CRO, antes de conhecer em detalhes de que formas você pode melhorar as taxas de conversão do seu site.

3. Os maiores benefícios do CRO

3.1. Ajuda a entender melhor seus clientes

understand your customers

Sua estratégia de marketing pode ser ainda mais efetiva se você simplesmente entender quem são seus clientes e o que eles querem de você.


Esta é uma das grandes vantagens do CRO, porque você pode guiar os visitantes em direção ao conteúdo, produtos ou serviços em que eles estão interessados.


Ao resolver os obstáculos e dificuldades que os visitantes enfrentam quando navegam pelo seu site, você oferece mais motivos para ficar.


E quanto mais eles ficarem, mais propensos estarão para converter!


A questão é mostrar aos visitantes porque seu site é relevante para eles.


É disso que o CRO trata: aprofundar-se na jornada do seu cliente, aparar as arestas e melhorar a experiência do usuário, até que você tenha uma jornada personalizada para cada visitante do site.


Aqui entra a buyer persona (arquétipo do comprador ideal). Ao usar buyer personas, você pode criar uma representação concreta e tangível de como é o seu cliente ideal.


Criar uma buyer persona exige um pouco de pesquisa, mas nós guiaremos você através de um passo a passo, daqui a pouquinho.


Saber como é o seu cliente ideal permite que você entenda com que tipo de conteúdos e mensagens eles irão se identificar melhor.


Neste sentido, o CRO nada mais é do que atendimento ao cliente de excelência, para garantir que os visitantes do seu site saiam satisfeitos por conseguirem o que estavam procurando.


Em suma, isso é o alicerce de todo negócio online bem-sucedido.

3.2 Você irá basear as decisões de sua empresa nestas informações

Se esta é a primeira vez que você ouve falar de CRO, provavelmente você teve como base sua intuição ou gosto pessoal, para elaborar o design do seu site.


Mesmo que não haja absolutamente nada errado em fazer o que você pensa ser melhor, o CRO é valioso justamente porque te ajuda a identificar o que seus clientes estão procurando.


Será que seus clientes irão comprar um produto mais facilmente se você fizer recomendações sobre o que eles compraram anteriormente?


Ou será que estão interessados em uma venda mensal?


Ao tomar decisões baseadas em dados coletados através de testes, você pode ficar tranquilo, sabendo que seus clientes estão recebendo o que desejam.

business decisions

Isso inclui até mesmo os recursos mais básicos do seu site.


Por exemplo, saber que tipos de design de página ou de navegação falam melhor com seu público-alvo, permite que você otimize seu site apenas para ele.


Uma ótima maneira de fazer isso é testandoa efetividade dos recursos do seu site e como seus clientes respondem ao mesmo.


Continue lendo para saber todos os detalhes de como obter as informações que precisa para tomar decisões para seu negócio.

3.3. Você ganhará mais dinheiro ao longo do tempo

Ganhar dinheiro é o objetivo de qualquer empresa.


Quem não aproveitaria qualquer chance para aumentar o faturamento de seu negócio?


Ao fornecer a base para crescimento mesmo nas menores oportunidades, ao longo do tempo a otimização proporciona aumentos adicionais no faturamento.


CRO também é isso: converter os visitantes que seu site já possui em clientes pagantes, que colocam mais dinheiro no seu bolso.

Você ganhará mais dinheiro ao longo do tempo

Se mais visitantes compram um produto, você faz mais vendas.


Ou se mais visitantes assinam sua newsletter, você gera mais leads de vendas, e eventualmente conseguirá mais vendas.


Pequenas mudanças como o local onde você coloca um formulário em uma página podem gerar mais leads qualificados para o seu negócio, o que significa mais lucro.


E se isso não for suficiente, usar CRO pode ajudar a melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de busca, uma vez que os visitantes passarão mais tempo em seu site.


Além disso, pode reduzir suas taxas de rejeição (bounce rates), ao persuadir os visitantes do porquê seu site tem aquilo que estão procurando.


Se você precisa de mais motivos sobre por que o CRO irá transformar seu negócio, sugerimos que confira este estudo de caso, que mostra o impacto que as mudanças de um site podem ter nas vendas.

4. Os fundamentos das estratégias de marketing do CRO

Façamos uma breve revisão sobre os princípios mais importantes de CRO:

  • Conhecer seus clientes: o que eles querem ao visitar seu site e como desejam obtê-lo;
  • Melhorar a experiência do usuário: facilite ao máximo para que os visitantes encontrem o que estão procurando e tomem as ações desejadas;
  • Use dados, não sua intuição: pesquise e teste os recursos do seu site e como eles impactam sua audiência, para saber o que os clientes querem de você.

Vamos agora à parte prática.


Como vocêimplementa o CRO e aumenta a taxa de conversão do seu site?


Vejamos algumas estratégias básicas de CRO para você ter uma ideia de como o processo funciona e o que deve procurar.


Se alguma dessas estratégias chamar sua atenção, fique à vontade para experimentá-la.

4.1. Insira botões call-to-action em seu conteúdo

Botões call-to-action são a forma mais básica de chamar os visitantes do seu site para realizar uma ação.

Insira botões call-to-action

Pode ser um botão ‘Compre agora’ ou um pop-up pedindo para os visitantes se inscreverem em uma lista de email para receber novidades e ofertas exclusivas.


É basicamente uma frase que é usada para dizer ao usuário que ação ele precisa realizar e como fazê-lo.


Antes de examinarmos vários exemplos de botões de CTA, aqui está uma lista das melhores práticas para se ter em mentequando usar em seu próprio site:

  • Seja claro, simples e breve
  • Se algo é gratuito em seu site, enfatize isso
  • Personalize as mensagens em seus botões de CTA
  • Teste diferentes cores e espaços
  • Coloque-os em um lugar em que seus visitantes facilmente perceberão
  • Use designs originais que combinem com o estilo do site
  • Adicione um formulário de inscrição curto

Tenha em mente que o propósito do botão de CTA é facilitar o engajamento dos visitantes do seu site com conteúdo específico — não espere que eles adivinhem!


Vamos analisar alguns exemplos:

  • O clássico botão “Compre agora”:
  • Isso encoraja os visitantes a comprar um produto, fazer uma doação, assistir um vídeo ou experimentar um serviço ou produto
  • Pode ser incluído em seu catálogo de produtos ou em qualquer lugar em que você esteja apresentando uma oferta especial ou limitada
  • Há diversas variações de como pode ser a aparência do botão
call-to-action buttons
  • Botão com textos:
  • Use este botão para levar os visitantes a assinar uma newsletter ou a visitar um post do seu blog
  • Estes tipos de botões não usam imagens ou gráficos; simplesmente são adicionados ao seu site como texto
  • Essa é uma ótima maneira de evitar a cegueira de faixa — quando nos acostumamos a ignorar os tradicionais botões de CTA, como os grandes banners (faixas) no topo do seu site
  • Exemplo: Clique aqui para descobrir por que as pessoas amam a Systeme.io!
  • Um formulário simples:
  • Essa é uma excelente maneira de garantir que você mantenha contato com seus visitantes
  • Você pode usar formulários para captar informações de contato ou para fazê-los criar uma conta em seu site
  • Dê uma olhada nesse formulário muito eficaz e fácil de preencher da Dropbox
Dropbox
  • Proporcione aos visitantes links visuais fáceis de clicar que levem para suas redes sociais:
  • Isso ajuda os visitantes a manter contato com seu negócio online e acompanhar as novidades, ofertas e muito mais
  • Facilita a adição de links para suas redes sociais


Os botões podem parecer assim:

social media platforms

muitas outras variações de botões de CTA para testar e usar em seu site.


É uma boa maneira de guiar seus visitantes pelo site — se tem algo que os usuários da internet detestam, é ter que procurar por algo que deveria ser fácil de encontrar.


Incluir botões de CTA em seu site e plataformas de mídias sociais facilita a conversão dos seus visitantes.


Para os botões de call-to-action, o bom posicionamento é essencial — coloque-os em um lugar onde irão atrair a atenção dos visitantes do site.


Se você precisa de mais inspiração de botões de CTA, dê uma olhada aqui e veja algumas das formas comprovadamente mais eficazes de usá-los.

4.2. Adicione lead flows

lead flows

Você já abriu o site de uma loja online e imediatamente viu um pop-up anunciando uma oferta por tempo limitado a um preço inacreditavelmente bom?


Isso é conhecido como lead flow (fluxo de nutrição de leads) — um outro elemento de CRO que é simples e fácil de incluir em seu site.


Fluxos de leads são um caminho de conversão para transformar os visitantes do site em leads qualificados para vendas.


Trata-se de pop-ups de alta conversão, que são elaborados para atrair a atenção e oferecer valor aos visitantes do seu site.


Eles podem estar na forma de uma caixa deslizante no canto inferior esquerdo ou direito do display.


Você pode até usar um pop-up sobreposto à página, ou talvez um banner suspenso, que é acionado quando o visitante desliza página abaixo, gastando algum tempo em uma das páginas do seu site, ou quando parece que ele quer abandonar sua loja online.


Este ponto de conversão pode facilmente capturar a atenção do visitante e encorajá-lo a preencher um formulário.


Aqui estão dois artigos sobre como aumentar a geração de leads em seu site com exemplos de lead flows eficazes.

4.3. Otimize suas landing pages

A primeira coisa que um visitante verá quando clicar em seu link na página de resultados de pesquisa do Google será sua landing page.


Otimizar sua landing page é crucial — você quer que seus visitantes vejam imediatamente uma página desenvolvida para vender e atender às necessidades deles.


As landing pages são excelentes lugares para implementar CRO.


Veja alguns pontos a serem considerados:

  • Desenvolva sua landing page para ser esteticamente agradável
  • Certifique-se que sua landing page também seja adequada para dispositivos móveis
  • Adicione um formulário curto para manter contato com seus visitantes
  • Faça com que seja de fácil navegação — ninguém gosta de procurar informações que deveriam ser fáceis de encontrar
  • Adicione vídeos e imagens para deixar mais interessante
  • O mais importante: tenha um headline atraente, que irá prender a atenção de seus visitantes

A landing page do Slack é um exemplo perfeito de como prender a atenção dos visitantes com botões de CTA diretos:

Slack

Fonte: Slack.com

De diferentes maneiras, sua landing page pode fazer ou interromper uma conversão.


Certifique-se que sua landing page interage com seus visitantes e os impulsiona a converter.


Você tem um produto inédito em seu catálogo?


Ou um post interessante em seu blog que tem chamado muita atenção?


O lugar perfeito para mostrá-los é a sua landing page.


Foque no que tem tido melhor desempenho em seu site e conduza os visitantes até este conteúdo através de um botão de CTA ou de um lead flow.


Mostre aos seus clientes porque vale a pena gastar tempo navegando em seu site.

landing page

(Se você ainda não criou uma landing page para seu site, você pode fazer isso rapidamente usando ferramentas como Unbounce, Leadpages ou Thrive Architect).

5. Guia passo a passo para implementar CRO

Agora que você conhece os princípios de CRO, veremos como implementar essa estratégia em seu negócio online.


Guiaremos você através do nosso guia com 7 passos.


E não se preocupe: incluímos alguns softwares e apps úteis, que podem facilitar o processo de implantação de CRO.


Então vamos lá!

Conversion rate optimisation

5.1. Passo 1: Elabore uma estratégia de otimização

Para melhorar sua taxa de conversão, você deve traçar a estratégia de otimização de como melhorar seu site.


Usar uma estratégia bem planejada irá garantir que você tenha mais acertos do que erros.


Veja abaixo como montar sua estratégia:

  • Defina suas metas de acordo com o que você quer alcançar
  • Crie buyer personas
  • Planeje suas tarefas e estratégias de otimização
  • Escolha de que formas você irá rastrear seus resultados

Quando você planeja uma estratégia de CRO adequada, fica mais fácil obter informações relevantes sobre os visitantes do seu site e usá-las para melhorar sua taxa de conversão (que é o ponto principal do CRO).


DICA DE FERRAMENTA: uma ferramenta como a Monday.com é muito útil porque:

  • Permite que você esboce uma estratégia de CRO customizada
  • Tem a opção de trabalho colaborativo entre os membros da equipe
  • Você pode planejar diferentes etapas e tarefas relacionadas ao design do site e landing pages, ou testar novas funcionalidades para o site
  • Te lembra de analisar os resultados e passar para a próxima tarefa
  • Você pode também integrar todas as ferramentas que normalmente usa em seu negócio.
Monday.com

Source: Monday.com

5.2. Passo 2: Estude os clientes que já possui

Insights sobre clientes são a coisa mais importante que você precisa antes de começar a estudar CRO para o seu negócio online.


Isso nos remete aos drivers, iscas e barreiras que foram analisados anteriormente.


Saber por que seus visitantes estão deixando seu site ou por que estão hesitantes pode ajudá-lo a fazer mudanças muito necessárias.


Algumas maneiras de perguntar aos visitantes sobre suas impressões:

  • Pesquisas
  • Votações e questionários
  • Depoimentos individuais

Fazer uso desses meios para se comunicar com os visitantes do seu site (ou com quem já é seu cliente) possibilita a descoberta do que precisa ser melhorado.


Eles podem contar porque acham difícil navegar pelo site ou porque não gostam do design de sua landing page.


Quando você tem a informação correta, você pode adequar suas buyer personas e explorar novos recursos mais adequados para seus clientes.


Com informações assim, você saberá exatamente onde fazer alterações.


DICA DE FERRAMENTA: com uma ferramenta como o Qualaroo, fica fácil:

  • Elaborar pesquisas e votações para os visitantes do seu site
  • Controlar como as pesquisas são enviadas para seus clientes
  • Fazer as perguntas certas no momento apropriado, quando for mais conveniente para seus clientes responderem
Qualaroo.com

5.3. Passo 3: Encontre os vazamentos em seu funil de vendas

Um funil de vendas (também conhecido como processo de venda, funil de compra ou funil de marketing) é um modelo que exemplifica todas as ações que os prospects realizam durante o caminho para se tornarem clientes.


Sem um funil estruturado, você não saberá o que funciona ou não, deixando as coisas ao acaso.


A Systeme pode te ajudar a criar um funil de vendas automatizado!


O motivo número um para garantir que seu funil de vendas seja otimizado (sem vazamentos!) é fazer mais conversões.


Clique aqui para acessar nosso guia fácil sobre como otimizar seu funil de vendas para gerar mais receita.


Descobrir se seu funil de vendas está vazando é simples!


Ao estudar seu funil de vendas você verá onde estão as barreiras que fazem com que os visitantes deixem seu site.


Você precisa identificar as páginas do seu site com as menores taxas de conversão para que as mudanças necessárias sejam feitas.


DICA DE FERRAMENTA: você pode usar o Google Analytics para identificar essas páginas facilmente. O que ele faz:

  • Mostra como os visitantes navegam pelo seu site
  • Indica quais páginas têm altos índices de rejeição, e porquê
  • Destaca as páginas que mantêm os visitantes em seu site por mais tempo (e por que você deve otimizar ainda mais essas páginas)
Google Analytics

5.4. Passo 4: Deixe suas landing pages mais simples

A regra número um para landing pages é mantê-las simples, para evitar distrair os visitantes do site.


Cada elemento na sua landing page deve ser otimizado para gerar mais conversões e, dessa forma, uma melhor taxa de conversão.


Aqui estão algumas dicas básicas para ter em mente:

  • Tenha um design simples
  • Adicione apenas uma oferta principal
  • Use imagens ou vídeos que transmitam mensagens claras para os visitantes
  • Tenha um botão de CTA evidente
  • Certifique-se que sua landing page é amigável para dispositivos móveis
  • Evite barras de navegação complexas.

Com essas dicas, você pode simplificar suas landing pages e deixá-las elegantes e direto ao ponto.


DICA DE FERRAMENTA: a Elementor é uma ferramenta fácil de usar e pode te ajudar a construir landing pages simples e eficazes.

Elementor

Se você precisa de mais sugestões de ferramentas para construir boas landing pages, clique aqui e confira os melhores softwares para landing pages em 2022.


Mas, se você estiver procurando uma ferramenta de marketing all-in-one para seu negócio online, faça seu teste conosco!


A Systeme é ideal para todas as suas necessidades.

5.5. Passo 5: Adicione prova social

Nada prende a atenção de um usuário na internet tão rápido quanto saber que seu produto ou serviço funciona,e isso é muito fácil de implementar.


Quando você tem a prova social de que seu negócio está fazendo as coisas bem e que é seguro de usar, os visitantes do seu site irão converter sem hesitação.


Comece adicionando informações como estas em seu site:

  • O número de clientes que você tem
  • Depoimentos de clientes satisfeitos
  • Avaliações e classificações em notas
  • Número de produtos vendidos

Veja como a Systeme.io usa a prova social:

Systeme.io home page

5.6. Passo 6: Faça páginas com interface amigável para dispositivos móveis

Mais pessoas irão visitar seu site em dispositivos móveis do que em computadores desktop.


Por isso, é essencial que seu site fique bom em celulares também!


DICA DE FERRAMENTA: Use o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ver como seu site aparece em dispositivos móveis e testar sua interface amigável.

Google’s easy mobile-friendly test

Se suas páginas não aparecem bem em celulares, os visitantes irão simplesmente abandonar o seu site e procurar uma alternativa mais adequada.


Clique aqui para saber mais sobre como deixar seu site mais responsivo para dispositivos móveis, para que você não perca clientes!


Outro ponto-chave a se considerar é quanto seu site demora para carregar.


Se demorar muito, os visitantes irão desistir e você definitivamente perderá vendas.

5.7. Passo 7: Teste, teste, teste, e melhore!

Após reunir insights sobre seus clientes, é hora de fazer mudanças para otimizar seu site.


É aqui que entram as hipóteses e os testes.


Quando você cria hipóteses sobre as mudanças que poderiam melhorar a experiência dos visitantes em seu site, você pode testar a implantação dos recursos que havia identificado.


Isso é feito através de testes A/B — que compara as taxas de conversão da sua página usando um determinado elemento e da página sem ele.


Aqui estão alguns dos elementos mais importantes que você deve testar:

  • Headlines
  • Layout de páginas
  • Ofertas
  • Botões de CTA e seus posicionamentos na página
  • Mídias (como imagens ou vídeos)

Ao testar a efetividade de um novo botão de CTA ou qualquer outro elemento de CRO que você tenha adicionado ao site, você saberá se ele está melhorando ou prejudicando suas taxas de conversão.

Yes/NO

DICA DE FERRAMENTA: Usar o Google Optimize pode facilitar muito os testes:

  • É integrado ao Google Analytics, para que você entenda rapidamente como seu site pode ser melhorado
  • Você pode executar testes em seu conteúdo facilmente, para aprender o que funciona melhor para seus visitantes, incluindo testes A/B
Optimize

Use nosso guia sobre testes A/B e dê uma olhada nesta lista com algumas das melhores ferramentas e softwares que irão facilitar este passo da implementação de CRO.

6. Conclusão

Otimizar a taxa de conversão do seu site é uma das estratégias de marketing mais eficazes que você pode tentar.


CRO é a ferramenta que você precisa para fazer seu negócio online se destacar.


Estas estratégias irão ajudar os visitantes do seu site a fazer exatamente o que você quer que eles façam e, ao mesmo tempo, fazer seu negócio crescer.


Agora que você conhece os fundamentos de CRO, é hora de melhorar sua taxa de conversão e fazer seu site trabalhar para você!


Lembre-se que o CRO é um processo constante — você precisa realizar os passos várias vezes para garantir que seu site melhore e responda às necessidades e desejos dos seus clientes.


Se você quiser ajuda para implementar estratégias de CRO ou testes A/B para seu negócio online, nos avise. Nós adoraríamos ajudar.

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